O GUIA MAIS CHARMOSO
DE PORTO ALEGRE!

Sobre o Bairro Moinhos de Vento

Reconhecido como um dos bairros mais tradicionais e elegantes da cidade - inicialmente em razão do conjunto de mansões que abrigavam as famílias mais abastadas da cidade -, é região que implementou grandes inovações comportamentais na Capital. Recebeu uns dos primeiros salões de cabeleireiros masculino do Brasil (de Fernando Mendes, conhecido como Fernandinho), na Rua Quintino Bocaiúva, assim como a instalação da Academia do Parque, na Rua 24 de Outubro, que deu início ao período “geração saúde”, incentivando o culto ao corpo sadio e a prática de exercícios físicos vigentes até os dias de hoje.

O Moinhos de Vento, um dos bairros mais charmosos da cidade, possui ampla área arborizada e compõe-se de ruas pitorescas que agregam arquitetura antiga e contemporânea, requinte e informalidade, sossego e agitação.

O nome do bairro faz referência aos moinhos trazidos pelas famílias açorianas que aqui se estabeleceram plantando e moendo trigo.

Trata-se de uma área relativamente pequena de ruas e avenidas que concentram aclamados cafés, lojas e restaurantes.

Dentre diversas outras não menos graciosas, algumas vias merecem destaque.

A Rua Fernando Gomes, conhecida como "Calçada da Fama", é local descontraído, perfeito para um happy hour com os amigos. Bares, cafés e restaurantes com cardápio variado e para todos os bolsos estão dispostos lado a lado nas duas calçadas que constituem a rua. Ideal para curtir a noite porto-alegrense, por onde passa muita gente bonita e “famosa” da cidade.

A mais badalada do bairro Moinhos de Vento é a Rua Padre Chagas! Guarnecida de bares, cafés, restaurantes, floriculturas e lojas de grife, além de excelentes profissionais e serviços que se dispõem em escritórios e salas comerciais no bulevar.

Nesta mesma seqüência, temos a Rua Dinarte Ribeiro e a Praça Maurício Cardoso, muito charmosas pelo conjunto de recantos que contam com culinária requintada da culinária oriental e italiana, além de uma padaria artesanal e lojinhas de artes, jóias e souvenir.

Já o coração do bairro é o Parque Moinhos de Vento ou "Parcão". Excelente lugar para a prática de exercícios e para desfrutar momentos de lazer. Pessoas de todas as idades, nos finais de semana, buscam o local para curtir a tarde tomando o bom e tradicional chimarrão. Lindo cenário de diversas atrações culturais do calendário da cidade. Lá, inclusive, encontra-se um moinho de vento açoriano artificial com uma mini-cascata que abriga a sede administrativa do parque além de guardar em seu interior cerca de 2.000 títulos de literatura infanto-juvenil na Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah, aberta ao público. O parque ainda possui infra-estrutura esportiva, como campo de futebol, quadras de tênis, cancha de bocha, aparelhos de ginástica, pista de patinação, quadras polivalentes e pistas de atletismo de 400m, de 650m e de 1.100m. A fauna é composta por tartarugas, gansos, marrecos e peixes.

No bairro, também estão fixados clubes tradicionais da cidade como a Associação Leopoldina Juvenil e o Grêmio Náutico União.

Uma unidade da famosa linha Sheraton, o primeiro hotel cinco estrelas de bandeira internacional de Porto Alegre, com seus luxuosos serviços e restaurante de refinada culinária internacional, está localizada na Rua Félix da Cunha, e faz parte do conjunto SHOPPING MOINHOS, onde se encontram 124 lojas das melhores e mais famosas marcas do Brasil e do mundo, além de quatro salas de cinema, livraria e terminais bancários de auto-atendimento.

Parceiros: